Caraguatatuba retoma Festival do Mexilhão após 10 anos

Facebook
Twitter

A cidade de Caraguatatuba revive após 10 anos o Festival do Mexilhão, tradicional evento gastronômico e cultural do município. A festa será realizada entre os dias 11 e 13 de novembro e retorna ao calendário de eventos, após a Secretaria de Turismo do município ter encaminhado uma proposta à comunidade local, unindo a política de preservação e o resgate da cultura caiçara.

#PraTodosVerem: Visão frontal de grande panela com preparo do tradicional prato caiçara conhecido como ‘marisco lambe-lambe’ (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

O evento, organizado pela Associação dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha (Amapec), em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba, chega a 12ª edição com o objetivo de promover a cultura caiçara, a divulgação da maricultura e o fomento do turismo da região.

Nos três dias, o público poderá degustar diferentes pratos elaborados à base de mexilhão para todos os gostos, como marisco ao molho, lambe-lambe, bolinho de mexilhão, panqueca e lasanha, entre outras preparações comercializadas em barracas.

Com apoio da Secretaria de Turismo, o festival contará também com diversas apresentações musicais gratuitas, com artistas e bandas locais. Além disso, a festa terá espaços para exposição e venda de artesanatos típicos da região.

Segundo o presidente da Amapec, José Luiz Alves, é grande a expectativa para a retomada. “O festival é parte importante da comunidade e sentimos muito a falta do evento nesses últimos 10 anos. É uma alegria imensa voltar a unir as famílias no preparo da festa, que além de gerar renda, é símbolo de confraternização em torno da cultura caiçara”, destacou.

#PraCegoVer: Fazenda de Mexilhão com bóias azuis sobre a água e a Ilha da Cocanha ao fundo (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Promovido pela última vez em 2012, o evento será realizado na Praça Irmã Lucila (Avenida Maria Carlota), no bairro Massaguaçu, das 19h à 0h na sexta-feira (11), das 12h à 0h no sábado (12) e das 12h às 22h no domingo (13).

Confira a programação musical do 12º Festival do Mexilhão

Sexta-feira (11/11)

18h às 19h30 – Samamba Brasil (MPB)
20h às 21h30 – Terra Forte (MPB, Reggae e Rock)
22h às 23h30 – Revolussom Reggae (Reggae e World Music)

Sábado (12/11)

13h30 às 15h – Grupo Parceria (Pagode e Samba)
15h30 às 17h – César Nanico (Sertanejo)
18h às 19h30 – Wany Oliver (Axé, Forró e Sertanejo)
20h às 21h30 – Pacelli (Forró, Samba, Sertanejo, entre outros)
22h às 23h30 – Zirinho da Bahia (Axé, Forró, Pop, entre outros)

Domingo (13/11)

13h30 às 15h – Fandango Caiçara Mestre Pedrinho (Fandango Caiçara)
15h30 às 17h – Tribo Caiçara (Forró)
18h às 19h30 – Trio Praiano (Forró)
20h às 22h – Saquaritá (Forró)

Serviço
12º Festival do Mexilhão
Data:
11 a 13 de novembro (sexta a domingo)
Horário: sexta-feira, das 19h à 0h, sábado, das 12h à 0h e, domingo, das 12h às 22h
Local: Praça Irmã Lucila (Av. Maria Carlota, Praça Irmã Lucila – Massaguaçu)
Entrada gratuita

Melhores Vilas Turísticas

A ‘Vila Turística Comunitária dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha’ mantém as características de uma vila caiçara, onde os tradicionais pescadores colocam seus barcos ao mar e seguem para tratar da sua ‘Fazenda de Mexilhão’, se transformando na maior do Estado de São Paulo.

O local representa o Brasil em um concurso global liderado pela Organização Mundial do Turismo (OMT), que vai eleger as “Melhores Vilas Turísticas” do mundo, segundo escolha feita pelo Ministério do Turismo (MTur) no último mês de junho. O resultado do concurso será anunciado no final do ano.

Além do cultivo, a Fazenda Marinha também é rota de passeio para quem quer conhecer o plantio submerso do marisco, por isso, a atividade qualificada como Turismo de Comunidade de Base (TBC) é ainda um atrativo para Caraguatatuba. Outras informações sobre o local estão disponíveis em www.caragua.tur.br/atrativos-turisticos/de-base-comunitaria/.

Veja as últimas notícias