Caraguatatuba está em festa com a entrega oficial, na tarde deste sábado (8/7), da nova imagem do Santo Padroeiro – Santo Antônio. A cerimônia contou com a presença de centenas de pessoas, que também assistiram a inauguração do sistema de iluminação do morro de acesso à estátua.
Ao lembrar da história de Caraguatatuba, o bispo destacou os momentos trágicos que colocaram à prova a fé da comunidade. “Mas somos formados por um povo de fé. A nenhum de nós falta o sonho, a esperança e projetos de paz, e Santo Antônio, da humildade, do amor à natureza, nos foi enviado para semear a paz!”
A população aprova
Chamado de o guardião da imagem de Santo Antônio nas procissões e peregrinações, Pedro Luiz Ferreira, vai sempre à frente, carregando consigo a imagem do Padroeiro. Para ele, “é uma grande satisfação ver a nova imagem tão semelhante à imagem real do santo”. Ficamos felizes e Caraguá merece!”, completa.
Moradora da cidade há mais de 60 anos, Vanda Lúcia Domiciano aplaude a iniciativa de revitalizar a imagem. Ela conta que já levou um amigo seu, do Canadá, até o alto do morro. “É um ponto turístico importante e espero que a nova imagem atraia ainda mais os turistas”.
E a fé também motivou Rosana Leite Ayllon a participar do evento. Nascida em Caraguatatuba e devota do santo, lembra que fez uma promessa pela cura de sua filha. “Tive a graça alcançada e desde então, subo o morro todos os anos em agradecimento”. Para ela, a revitalização da imagem do padroeiro foi fantástica. De qualquer ponto da cidade podemos vê-lo, lindo!”.
A imagem
A nova imagem de Santo Antonio é feita em fibra de vidro e tem 20 metros de altura. Seu interior é composto por uma estrutura metálica. Ela monocromática e protegida por um sistema de para-raios para não danificar a estátua em casos de intempéries. A imagem conta com uma iluminação específica para sinalização aérea de segurança para aeronaves.
Já para iluminação, foram instaladas pela concessionária Caraguá Luz cerca de 70 luminárias de LED de 25 Watts, com temperatura de cor mais baixa para não incomodar os animais existentes na mata que circunda a estrada. Além disso, foram instalados dois painéis geradores de energia fotovoltaica, uma vez que a energia gerada no trecho será solar.