A 39ª Festa de Iemanjá, que faz parte do calendário oficial de eventos do município, bateu recordes de participantes com 57 casas religiosas inscritas. Além disso, mais de 15 mil pessoas participaram do evento realizado na Praia do Centro.
Um dos visitantes, Pedro Rogério de Souza, da cidade de Campinas, elogiou a festa pela organização e a cidade pelo acolhimento. “É muito lindo de se ver uma festa desta tão grandiosa e com organização. Já visitei várias e Caraguatatuba está de parabéns”, disse.
Antes da abertura oficial, houve apresentação do Maracatu Odé da Mata, que tem seu nome como uma homenagem criada a partir de uma saudação ao orixá Oxóssi, em menção à natureza exuberante da região, além do sincretismo religioso deste orixá que é também conhecido como São Sebastião, santo padroeiro da cidade onde o grupo se originou. Logo depois, os ogãs Ruan, Guilherme, Pedro, Anderson e Tábata cantaram e tocaram pontos.
Participaram do evento diversas autoridades, entre elas, o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, o vice-prefeito José Ernesto, o secretário adjunto de Turismo, Rodrigo Tavano, além de Pai José Alberto da Cruz (representando as casas e templos de outras cidades) e Kris Tirado (representando as casas e templos de Caraguatatuba).
A 39ª Festa de Iemanjá homenageou este ano Dona Gessy Therezinha Marcelino, grande incentivadora da religião na cidade e que fundou a Casa Nosso Lar.
“Dona Gessy deixou um legado importante para nossa cidade, o de amor ao próximo”, comentou o prefeito que entregou flores e uma imagem de Iemanjá aos familiares da homenageada.
Quem também foi homenageado foi o servidor público Luiz Fernando que participa da organização da festa, mas que este ano encontrava-se hospitalizado.
Ao final da cerimônia, o prefeito e as autoridades presentes acompanharam a entrega simbólica do barco no mar em homenagem a Iemanjá.