Com uma expectativa de público de 600 mil pessoas, entre turistas e veranistas, até a próxima segunda-feira (1º/1), em razão do feriado de Ano Novo, Caraguatatuba está preparada para oferecer muitas atrações que vão desde shows até a tradicional queima de fogos, além de inúmeras outras atrações.
O principal ponto de queima de fogos será na praia do centro da cidade, na faixa de areia próximo a pista de skate da Praça Ton Ferreira. No Massaguaçu, região Norte, a festa será perto da entrada da praia da Cocanha (próximo ao monumento pela Paz).
Na praia Martim de Sá, os fogos estarão em frente à Praça Antônio Facchini (faixa de areia próximo ao Grupamento de Bombeiros Marítimos), enquanto no Indaiá, estarão na orla, entre os quiosques 35 e 36. Já no Porto Novo, região Sul, o evento será em frente à Praça de Eventos do Porto Novo.
Serão utilizadas em Caraguatatuba aproximadamente quatro toneladas de fogos de artifícios sem estampido (apenas efeitos, sem barulho de morteiros). A Prefeitura de Caraguatatuba não promoverá nenhum show musical para a virada do ano.
Expectativa
Comércio e rede hoteleira estão otimistas com a chegada de mais de 600 mil turistas e veranistas. A taxa de ocupação da rede hoteleira já chegou a 98%, ultrapassando todas as projeções mais otimistas e pode aumentar ainda mais até o dia 31, Réveillon.
A administração municipal espera receber na cidade, até o Carnaval, mais de 1,5 milhão de turistas.
Fechamento das orlas
Para garantir a segurança durante o espetáculo pirotécnico, a Prefeitura vai fechar o estacionamento nas orlas das praias do Centro e da Martim de Sá, no próximo domingo (31). Esses são os dois pontos onde há a maior concentração de pessoas para assistir a queima de fogos.
No Centro, o fechamento das vagas de estacionamento será entre as avenidas Prestes Maia e Engenheiro João Fonseca, a partir das 8h. A interdição para a circulação de veículos começa às 22h do domingo. Serão colocadas faixas para informar aos motoristas.
Os ônibus deixarão de passar pela Avenida da Praia a partir das 20h do dia 31 e só retornarão depois das 6h do dia 1º de janeiro, por questão de segurança.
Já no caso da Martim de Sá, a Avenida Aldino Schiavi terá estacionamento proibido a partir das 18h, do dia 31, no trecho que vai do Canto Bravo até a Praça dos Bombeiros. A partir das 22h, toda a avenida será fechada para veículos e livre acesso para pedestres. Será permitido apenas o trânsito local.
A circulação de veículos estará liberada a partir das 3h do dia 1º de janeiro de 2024.
Ônibus para o público após os shows
Logo após o término do show, as pessoas que quiserem voltar de ônibus, devem se dirigir à Praça Dr. Diógenes Ribeiro de Lima, onde haverá um agente de transporte direcionando as pessoas de acordo com cada destino.
Destacando que o usuário que possuir o cartão, caso necessite, poderá utilizar o sistema integração no transporte coletivo. Nesse sistema, o usuário poderá embarcar na segunda linha gratuitamente num intervalo de 90 minutos. A integração para a segunda viagem não é paga e é possível através do uso do cartão eletrônico. A integração é válida para as linhas que não caracterizem retorno do percurso.
Fechamento dos Morros
No dia 31 de dezembro, domingo, véspera do Réveillon, estará proibido o acesso de veículos aos morros Santo Antonio e Camaroeiro, a partir das 18 horas, a fim de garantir a ordem dos locais e a segurança de pedestres. O tráfego será normalizado no dia 1° de janeiro (segunda-feira). O acesso para pedestres será livre.
Desde o dia 16 de dezembro, o acesso de veículos ao Morro Santo Antonio está sendo controlado, visando a segurança dos frequentadores e a preservação do local. A medida deve vigorar até o final da alta temporada de verão.
Durante esse período, o acesso de veículos estará liberado das 8h às 20h, com limite de 14 carros, sendo um para idoso e um PCD, além de seis motos, que é o total de vagas disponibilizadas no alto do morro.
Na entrada haverá controladores de acesso para manter a organização, além de garantir a segurança dos locais durante os horários. Importante destacar que o acesso de pedestres está liberado em qualquer horário.
Já o acesso de veículos ao Complexo do Camaroeiro será mantido das 6h às 22h, como já vem sendo feito desde o início do ano.