A Revisão do Plano Diretor de Turismo da Estância Balneária de Caraguatatuba (PDTur) foi aprovada por unanimidade em sessão da Câmara Municipal nesta terça-feira (23).
O Plano Diretor de Turismo é uma ferramenta estratégica que orienta as ações e investimentos para o setor turístico, promovendo um crescimento sustentável e maximizando os benefícios econômicos, sociais e ambientais, além de ser obrigatório para que o município continue recebendo recursos dos convênios com o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur), do Governo do Estado de São Paulo, além de manter o ranqueamento de Estância Balneária.
Esta revisão norteia os trabalhos dos próximos três anos, por meio do plano de ações que vai fomentar o turismo, através de diversos projetos e investimentos para a área.
A revisão do Plano Diretor está sendo produzida desde 2021 e o projeto foi elaborado por uma comissão formada por membros da iniciativa privada e do Poder Público, que durante os últimos anos debateram as principais propostas para o melhor desenvolvimento turístico da cidade.
As propostas foram aprovadas por unanimidade entre os membros do Conselho e foram sugeridas com a participação direta da comunidade e do próprio turista, através de pesquisa online e pelos membros do Comtur, que representam diversos segmentos voltados ao turismo.
A Secretaria de turismo promoveu três audiências públicas descentralizadas no mês de abril, nos bairros do Travessão, Massaguaçu e Indaiá, com participação popular. Em seguida, a Câmara Municipal realizou duas audiências públicas até o que projeto fosse aprovado.
“Agradeço à equipe técnica da Secretaria de Turismo e a todos que contribuíram para atualização do Plano Diretor”, destacou o secretário de turismo, Rodrigo Tavano.