O Conselho Municipal de Turismo (Comtur) realizou, no último dia 5 de fevereiro, sua reunião ordinária para deliberação de temas estratégicos voltados ao desenvolvimento do turismo no município. O encontro, conduzido pelo presidente Cauê Rubio, contou com a participação de representantes da Secretaria de Turismo e conselheiros nomeados, que debateram pautas como o calendário oficial de eventos, projetos de infraestrutura turística e estratégias para fortalecimento do turismo receptivo.
Durante a reunião, a Secretária de Turismo, Bianca Colepicolo, apresentou uma nova lógica para a programação de eventos de 2025, destacou a importância da integração entre secretarias e a necessidade de manter o foco na atração de clientes para agências receptivas e negócios do trade turístico para garantir a eficiência na realização das atividades. “Os eventos esportivos, por exemplo, têm um retorno certo de público que se hospeda na cidade, estamos colocando eles como eventos indutores e montando uma agenda de eventos culturais para complementá-los”, ressaltou.
Também foram discutidos os avanços das obras de infraestrutura turística financiadas pelo Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (DADETUR), incluindo o Mirante do Camaroeiro, a estrutura urbanística do Molhe Norte no Rio Juqueriquerê e o Centro de Convenções. O projeto de rua coberta, aprovado na gestão passada, mostrou-se inviável e está sendo renegociado com o Governo do Estado para tentar recuperar os R$2,8 milhões que estavam destinados para a iniciativa. Os conselheiros foram atualizados sobre o andamento dessas intervenções e os desafios técnicos a serem superados para a conclusão das obras.
Beach Car
Outro ponto deliberado foi a permanência do evento Beach Car no calendário oficial de 2025. Considerando manifestações da comunidade, relatórios da Polícia Militar e pareceres encaminhados ao Ministério Público, os conselheiros decidiram, por unanimidade, pela exclusão do evento da programação anual.
A reunião abordou ainda o fortalecimento do turismo receptivo no município. Foram apresentadas medidas em análise para revisão de decretos e implementação de ações que favoreçam essa modalidade, considerando a demanda de roteiros guiados e de passeios dos hóspedes de hotéis e pousadas, que hoje não podem usar o transporte que vieram (ônibus ou vans) para se locomoverem pela cidade.
Secretaria de Comunicação Social/PMC – 17/2/2025
Foto: Divulgação/PMC.