A Prefeitura de Caraguatatuba finalizou as audiências públicas da Revisão do Plano de Ações do Plano Diretor de Turismo (PDTur – Anexo IV). A Secretaria de turismo promoveu três reuniões descentralizadas nas últimas segunda, terça e quarta-feira (1º, 2 e 3/4), nos bairros do Travessão, Massaguaçu e Indaiá, respectivamente.
Membros da Comissão Municipal para Revisão do Plano Diretor de Turismo de Caraguatatuba explicaram a proposta que norteia o desenvolvimento econômico, político e social sustentável da atividade turística em Caraguá.
A atualização do PDTur é obrigatória para o município continuar recebendo os recursos dos convênios com o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (DADETUR) da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.
A população pôde enviar sugestões e/ou dúvidas, e se inscrever previamente para a participação dos encontros, por meio do e-mail: turismo@caraguatatuba.sp.gov.br até às 17h da última quarta-feira (3/4). Os interessados também se inscreveram presencialmente nos locais das audiências públicas. O material para audiência pública eletrônica de Revisão do Plano de Ações do Plano Diretor de Turismo permaneceu disponível na página oficial.
A Revisão do Plano de Ações do Plano Diretor de Turismo (PDTur – Anexo IV) 2024 – 2027 envolve propostas nos Eixos Planejamento Estratégico, Atrativos Turísticos e Planejamento Estratégico/ Marketing.
O projeto prevê investimentos nos programas Sempre em Alta, com ações de incentivo, eventos e outros geradores turísticos, em especial nos períodos de baixa temporada; Qualifica Caraguá – Qualificação para o Turismo, com parcerias para a realização de cursos para qualificação dos mais diversos profissionais do trade turístico; Observatório de Turismo, por meio de parcerias para ampliar o banco de dados gerado pela coleta de informações, a serem compiladas e analisadas, para um planejamento estratégico de ações que contribuam com a da atividade turística; Roteiros de Caraguatatuba, com a organização dos atrativos turísticos em roteiros com afinidades para criação de folheterias específicas e divulgação digital; Praia Bandeira Azul, com a estruturação de uma praia do município para a classificação Bandeira Azul, selo internacional de sustentabilidade da Foundation for Environmental Education (FEE – Fundação para Educação Ambiental); Roteiro da Trilha do Morro Santo Antônio, com sinalização da trilha de Mountain Bike e Downhill do Morro Santo Antônio; Manutenção e Melhoria da Infraestrutura Turística, com o desenvolvimento de projeto paisagístico com a inclusão de vegetação nativa e flores em espaços públicos em pontos turísticos como praças e orlas; Guias Turísticos Mirins, desenvolvido em parceria com a Guarda Mirim para qualificação de guias turísticos mirins; Exploração Sustentável e Manutenção do Complexo Turístico do Camaroeiro e Morro de Santo Antônio, com o incremento da infraestrutura básica com banheiros, espaços gastronômicos, bondinho, funicular e píer; Sinalização Turística, aumento da sinalização viária da cidade, com placas indicativas nos padrões internacionais, em três idiomas (Línguas Portuguesa, Espanhola e Inglesa); Posto de Informação ao Turista, com a implementação de novos postos de atendimento ao turista e qualificação de profissionais para oferecer atendimento personalizado, com recomendações de programas e atividades adequadas aos diferentes perfis de turista; construção do Centro de Convenções Municipal; e a participação em Feiras de Turismo nacionais e internacionais, com foco nos melhores espaços de promoção e comercialização do município como destino turístico.
Histórico
O Plano Diretor de Turismo de Caraguatatuba (PDTur) foi instituído pela Lei Municipal nº 2.401 de 22 de março de 2018. O PDTur deve ser revisto pelo município a cada três anos.
A proposta é uma exigência da Lei Complementar 1.261, de 29 de abril de 2015, que estabelece condições e requisitos para a classificação de Estâncias e de Municípios de Interesse Turístico.
A Comissão Municipal para Revisão do Plano Diretor de Turismo de Caraguatatuba é formada pelos secretários de Turismo, Rodrigo Tavano, (coordenador geral da comissão); de Urbanismo, Wilber Cardozo; pela secretária adjunta do Meio Ambiente, Tatiana Scian; pela presidente da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), Malu Baracat, além dos servidores municipais Bruna Caldas (Secretaria de Turismo), Marcelo Suckow (Secretaria de Turismo) e João Paulo Galdeano (Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão). A comissão tem como integrantes os representantes da sociedade civil organizada, Pedro Hirochi Toyota (Comtur), Sandra Abril (Associação de Hotéis e Pousadas – AHP), Mario Paulo Garcia (Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba – Acec) e Josinaldo Gomes da Silva (Associação dos Quiosques de Caraguatatuba – AQC).